Quantcast
Channel: Cristianismo Total » eternidade
Viewing all articles
Browse latest Browse all 6

Quem Ficará de Fora?

$
0
0

dois-caminhosTexto: Lc 13.22-30

Introdução
> Ocasião em que quase perdi a prova de vestibular para entrar na Escola Técnica Federal, o que teria causado muita frustração.
> Frustração de perder uma prova, um ônibus, um voo, de entrar num banco, porque o prazo de esgotou, porque “a porta se fechou”!
> Imaginemos a frustração de se ficar do lado de fora da salvação!
> Explicar que ser salvo e entrar pela porta estreita é a mesma coisa – ver Mt 7.13,14
> Acredito que ninguém queira ficar do lado de fora da porta da salvação, que é a porta estreita.

Transição
> Jesus disse que muitos deixarão de entrar pela porta estreita e, portanto perderão a oportunidade de salvação.
> O que fará com que as pessoas fiquem do lado de fora da porta estreita?
> O texto nos mostra algumas razões pelas quais muitos não entrarão pela porta estreita, mas ficarão do lado de fora dela.

I.) Falta de esforço – v. 24
> “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita…” (v. 24).
> Parece contradizer a doutrina de salvação pela graça (independente de obras, méritos, etc).
> Aqui cabe o equilíbrio que Tiago buscou em sua carta -Tg 2.14,18,26.
> A salvação é de graça, independente de obras ou méritos, todavia são as obras que atestam a qualidade de nossa fé!
> Uma fé que não tem obras que a comprovem, que não empreende nenhum esforço para uma vida de santificação e separação diante de Deus, não é uma fé genuína!
> É necessário que com nosso esforço, com nossas obras, mostremos a qualidade de nossa fé e dessa forma entremos pela porta estreita.
> Você tem se esforçado para se consagrar e se separar para Deus e assim entrar pela porta estreita que conduz para a vida?

II.) Esgotamento do prazo de abertura da porta – v. 25 a
> O texto fala de um momento em que o dono da casa se levantará e fechará a porta!
> Nos lembra o dilúvio quando a porta da Arca foi fechada por fora – Gn 7.13-16; Mt 24.37-39.
> Nos lembra também a parábola das dez virgens – Mt 25.10-13.
> Falta de vigilância fará com que muitos percam o prazo de abertura da porta (Mt 25.13).
> Ver o que o profeta Isaías disse sobre o assunto – Is 55.6
> É melhor buscarmos entrar enquanto é tempo!

III.) Não ser conhecido por Cristo – v. 25 b – 27 a
> Os que não serão reconhecidos por Cristo serão aqueles que:
– Não entregaram suas vidas para que Ele fosse seu Salvador e Senhor.
– Não desenvolveram intimidade, relacionamento com o Senhor (só conhece e se torna conhecido quem desenvolve relacionamento, e desenvolver relacionamento requer investimento de tempo através da oração, meditação, comunhão, etc).
– Não o confessarem diante dos homens – Mt 10.32,33.
tumblr_lfm6xvD8oD1qdklovo1_500> Paráfrase do v. 26, 27 a – Muitos dirão. “Mas Senhor, eu ia à igreja, ouvi vários sermões …” e o Senhor responderá: “Todavia você não me permitiu ser seu Salvador e Senhor, não desenvolveu um relacionamento comigo, não me confessou diante dos homens, portanto, apartai-vos de mim …”
> Foi o que o noivo disse às virgens imprudentes na parábola das dez virgens: “Em verdade vos digo que não vos conheço” (Mt 25.12).
> Podemos dizer que Cristo nos conhece, que somos conhecidos por Cristo? Caso contrário, está mais do que na hora de nos apresentarmos a Ele, de nos tornarmos amigos dEle!

IV.) Prática da iniquidade – v. 27 b
> Aos que praticam iniquidade, o Senhor mandará que se apartem dEle. Essa é a sentença mais terrível que alguém ouvirá!
> Praticar iniquidade, significa viver uma vida pecaminosa, praticando constantemente aquilo que desagrada ao Senhor
> Ver 1 Jo 3.6,9
> Se alguém tem vivido na prática do pecado, da iniquidade, é tempo de mudar de atitude, sob pena de ficar do lado de fora da porta estreita!

Conclusão
> Trabalhar os versos 28-30.
> Fora da porta da salvação haverá choro e ranger de dentes, ou seja, não será nada agradável!
> Uma das maiores frustrações dos que se perderão por toda a eternidade, talvez seja o fato de verem os salvos desfrutando da salvação e eles estarem de fora, como no caso da passagem do rico e de Lázaro – Lc 16.23.
> O que Jesus quis dizer nos versos 29,30 é que muitos judeus perderiam o lugar para muitos gentios. Este é um alerta para os assim chamados “crentes velhos”. Que como “primeiros”, não percamos nosso lugar para os que estão chegando, os “últimos”, mas nos unamos a eles para juntos participarmos do banquete que será oferecido para os salvos no reino de Deus!

Pr. Ronaldo Guedes Beserra – 02.08.2008


Arquivado em:Esboços de Sermões - Sermões Expositivos Tagged: choro, Esboço de sermão expositivo, eternidade, falta de esforço, falta de vigilância, ficar de fora, iniquidade, não ser conhecido por Cristo, porta da salvação, porta estreita, prazo, prática da iniquidade, ranger de dentes

Viewing all articles
Browse latest Browse all 6

Latest Images





Latest Images